sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NOVAS TENDÊNCIAS DO TÊNIS NO BRASIL E NO MUNDO

O tênis constantemente sofre atualizações em função do crescimento da força dentro das quadras. Os jogadores profissionais e seus treinadores procuram formas de fazer com que consigam bater cada vez mais forte na bola.
Para isso surgiu no meio tenistico já há alguns anos a biomecânica aplicada ao tênis.
Biomecânica é a Ciência que estuda os movimentos do corpo humano através da integração dos conceitos da física, matemática, anatomia e fisiologia.
Para que esse aspecto biomecânico possa ser introduzido dentro do tênis, os treinadores precisam constantemente estar se atualizando e conhecendo os conceitos dessa e de outras funções.
Hoje, a maioria dos treinadores, não ensinam mais somente o aluno bater na bola (pura e simplesmente), mas sim fazer com que o aluno consiga jogar o jogo.
Tudo isso, pode ainda ser aplicado ao ensino do tênis e da pratica esportiva na criança, pois conhecendo a questão biomecânica do corpo em exercício, consegue-se um aprendizado dos gestos motores de forma mais eficaz, reduzindo ainda, o risco de lesões.
Através da biomecânica, pode-se ainda reduzir os erros nos gestos esportivos e aproveitar melhor a questão da força no gesto requisitado.
Para se ter uma idéia, hoje pesquisadores colocam que não é mais necessário que um jogador fique durante horas na quadra treinando.
Isso se deve ao fato de que, a maioria dos jogadores ficam na quadra durante horas sem ter objetivos a serem alcançados, ou seja, sem finalidade.
Creio que o treinador que conseguir estabelecer metas a médio e longo prazo, se baseando nas atualizações que tênis vem sofrendo, conseguirá um rendimento muito melhor do seu aluno.
A partir da próxima semana iniciarei uma série de explicações sobre a questão biomecânica dos golpes, um por um.
Abraços a todos!
Michel Delnero

Um comentário:

Anônimo disse...

ótima postagem...

é um retrato da abordagem do tÊnis no brasil e no mundo!

legal !