terça-feira, 14 de outubro de 2008

Análise Biomecânica em Vídeo


O que é Biomecânica? – É a Ciência que estuda os movimentos do corpo humano através da integração dos conceitos da física, matemática, anatomia e fisiologia.














Como é realizada a Análise? - Alguns gestos esportivos como o saque no Tênis, por exemplo, são compostos por movimentos muito rápidos, o que impede uma análise sem a utilização de equipamentos adequados. Com a utilização de uma câmera de vídeo digital, é possível identificar erros técnicos em todos os golpes do Tênis, através de uma análise quadro-a-quadro do movimento. Uma análise eficiente deve ser realizada por um profissional que conheça os conceitos da Biomecânica, bem como as características específicas do Tênis. Assim sendo, a Análise Biomecânica é constituída de 4 Etapas, totalizando 8 horas:
Filmagem do golpe a ser analisado (0,5 hora);
Detecção dos erros técnicos e preenchimento de um diagnóstico (3,0 horas);
Demonstração em vídeo dos erros técnicos detectados (1,5 hora);
Correção dos erros técnicos em quadra (3,0 horas).











sexta-feira, 10 de outubro de 2008

NOVAS TENDÊNCIAS DO TÊNIS NO BRASIL E NO MUNDO

O tênis constantemente sofre atualizações em função do crescimento da força dentro das quadras. Os jogadores profissionais e seus treinadores procuram formas de fazer com que consigam bater cada vez mais forte na bola.
Para isso surgiu no meio tenistico já há alguns anos a biomecânica aplicada ao tênis.
Biomecânica é a Ciência que estuda os movimentos do corpo humano através da integração dos conceitos da física, matemática, anatomia e fisiologia.
Para que esse aspecto biomecânico possa ser introduzido dentro do tênis, os treinadores precisam constantemente estar se atualizando e conhecendo os conceitos dessa e de outras funções.
Hoje, a maioria dos treinadores, não ensinam mais somente o aluno bater na bola (pura e simplesmente), mas sim fazer com que o aluno consiga jogar o jogo.
Tudo isso, pode ainda ser aplicado ao ensino do tênis e da pratica esportiva na criança, pois conhecendo a questão biomecânica do corpo em exercício, consegue-se um aprendizado dos gestos motores de forma mais eficaz, reduzindo ainda, o risco de lesões.
Através da biomecânica, pode-se ainda reduzir os erros nos gestos esportivos e aproveitar melhor a questão da força no gesto requisitado.
Para se ter uma idéia, hoje pesquisadores colocam que não é mais necessário que um jogador fique durante horas na quadra treinando.
Isso se deve ao fato de que, a maioria dos jogadores ficam na quadra durante horas sem ter objetivos a serem alcançados, ou seja, sem finalidade.
Creio que o treinador que conseguir estabelecer metas a médio e longo prazo, se baseando nas atualizações que tênis vem sofrendo, conseguirá um rendimento muito melhor do seu aluno.
A partir da próxima semana iniciarei uma série de explicações sobre a questão biomecânica dos golpes, um por um.
Abraços a todos!
Michel Delnero

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As fases pedagógicas do Tênis na Iniciação até os 8 anos

Muitas vezes converso com pais que me perguntam como funcionam as fases de aprendizagem no tênis para crianças.
Partimos do principio do tênis para crianças que está baseado em experiências prazerosas e divertidas, em aprender jogando com materiais e espaços adaptados ou o que chamamos de Mini-tênis.
Mini-tênis: é uma das formas mais eficazes de ensinar tênis às crianças, onde utiliza-se espaços e materiais adaptados ( bolas “soft” murchas, raquetes menores e mais leves, redes mais baixas).
Quando as crianças com faixa etária de três e quatro anos iniciam no Mini-tênis, estão também realizando a introdução de iniciação esportiva e educação física, onde começam a estimular o desenvolvimento motor e mental como se equilibrar, conduzir seu corpo com corridas, saltos, desenvolvendo equilíbrio, concentração, além de desenvolver o gosto e o prazer pela pratica de atividade física. Quem não conhece alguém já adulto que é obeso (a) ou com coordenação motora mal desenvolvida? Muitos desses indivíduos tiveram deficiência em sua infância esportiva.
Daí a importância de iniciar as crianças na pratica de atividade física desde cedo!
Já com as crianças com faixa etária de 5 e 6 anos que começam ou dão continuidade no Mini-tênis, já começamos a introduzir exercícios utilizando por mais tempo raquete e bola, zig-zag, saltar sobre, quicar bola, driblar, etc, iniciando o desenvolvimento da coordenação motora fina (pegar, lançar), além da continuação da etapa anterior e introdução a pequenos jogos com regras fáceis.
Passada essa etapa, quando a criança já está na faixa dos 7 e 8 anos, é o momento de iniciar com mais ênfase nos pequenos jogos com regras simples, além de noções de técnica como do vertical para o horizontal com a bola, posição inicial com a raquete, etc.
Com essa programação a criança sempre estará em evolução de forma programada, participando de experiências próprias para a faixa etária.
A finalidade do Mini-tênis dentro do Projeto Tênis na Escola é de familiarizar, educar, disciplinar, facilitar, motivar e atrair as crianças, popularizando o esporte tênis.
Além disso, o tênis é uma forma muito eficaz de desenvolver a criatividade e percepção das crianças através da criação de novos desafios por elas.
Até a próxima!
Abraços.